João Inácio da Silva Abre escreveu:Qual a idade ideal para as crianças começarem a jogar Futebol de 11?
Segundo (Teixeira & Trocado, 2009), os clubes devem planear uma estratégia para desenvolverem o seu futebol de formação, implementando os seus modelos com programas adequados que possibilitem aos seus atletas uma melhor aprendizagem possível do jogo, relativamente à identidade do clube, no seu processo cultural e no seu modelo de jogo. Nos primeiros escalões (Pré-escolas 6/7 anos aos Infantis 11/12 anos), procura-se uma maior liberdade para os atletas, nomeadamente nos conteúdos técnicos, enquanto nos últimos escalões (Iniciados a juniores), faz-se a aproximação definitiva ao modelo de jogo do clube, sendo que o grau de complexidade aumenta progressivamente. Todos os treinadores do clube devem estar sintonizados com o plano do clube, de forma a garantirem a eficácia deste processo.
Na natureza tudo tem uma ordem, as plantas crescem progressivamente, tal como o ser humano, bem como os jogadores, que têm de ultrapassar sucessivas fases de formação até atingirem com o tempo a maturidade. O ensino do futebol na formação deverá ser um argumento mais bem estudado e coordenado, de forma a evitar lacunas/falhas nos ensinamentos que são transmitidos aos atletas, ao longo dos anos, até à sua passagem definitiva para o futebol profissional do clube. Com a finalidade de se obter cada vez melhores resultados na escola de formação do clube, seria oportuno implementar a nível do clube uma metodologia e uma didática, na qual os treinadores se poderão orientar. É necessário um modelo para desenvolver a capacidade de jogo de futebol dos jovens, capaz de guiar e aconselhar os técnicos, que siga a ordem da natureza e que o seu método global e gradual, seja capaz de melhorar, com a sua aplicação, os resultados na formação de jogadores de futebol. É necessário um modelo para desenvolver a capacidade de jogo de futebol dos jovens, capaz de guiar e aconselhar os técnicos, que siga a ordem da natureza e que o seu método global e gradual, seja capaz de melhorar, com a sua aplicação, os resultados na formação de jogadores de futebol.
“O treino de jovens é sempre um processo demorado”, como afirma Garganta (2008), então o ensino do futebol deve ser tratado como um programa formativo. Este programa, para ser considerado como um programa formativo, deve contemplar a existência de diversos elementos:
• Um objetivo final do programa;
• Etapas progressivas que se sucedem;
• Objetivos parciais que dão consistência a cada etapa.
Para ter um programa para o futebol de formação, é necessário ter treinadores com muitos conhecimentos e grande experiência no ensino do futebol, além de entusiasmo e vontade de fazer as coisas o melhor possível. Todos os treinadores devem estudar o programa do clube, de forma a entender e enquadrar-se melhor com o pretendido. Assim, os treinadores do clube passarão a conhecer melhor os conteúdos, métodos e objetivos a conseguir em cada uma das etapas de desenvolvimento psicomotor dos jogadores.
Prof. Ricardo Teixeira